sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cristalização do Acetato de Sodio

Este experimento tem circulado na internet em vários sites, blogs e vídeo-blogs com os nomes de "gelo quente", "gelo instantâneo" e alguns outros. Mas não se trata de mágica ou da formação instantânea de gelo e sim da recristalização de um sal, o acetato de sódio.
Para realizar este experimento é necessário:
- acetato de sódio
- água
- copo de vidro
- panela
- refrigerador

COMO PREPARAR:

Aqueça a água até próximo da ebulição e dissolva acetato de sódio até não ser mais possível dissolver o sal e este começar a se depositar no fundo da panela.
Transfira a solução para um copo. Não deixe que o sal não dissolvido que está no fundo da panela caia no copo.
Coloque na geladeira por algumas horas. O ideal é que a solução chegue à temperatura ambiente e isso pode ser feito fora da geladeira também.

O QUE ACONTECEU?

A solução formada pela dissolução do acetato de sódio em água aquecida é supersaturada. Isso quer dizer que, por causa da temperatura elevada da água foi possível se dissolver mais acetato de sódio do que seria em condições de temperatura ambiente, por exemplo.
A recristalização do acetato de sódio acontece quando há a perturbação desta solução supersaturada instável. Isso pode ser conseguido das várias formas mostradas no vídeo e, também, adicionando-se um pequeno cristal do sal à solução supersaturada. Esta perturbação acaba por fornecer um mínimo de energia ao sistema, suficiente para que comece a ocorrer a cristalização do acetato de sódio. Durante a recristalização, o sistema fornece energia ao ambiente em forma de calor, energia esta que foi acumulada durante o processo de dissolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário